ABANCA innova em 2019 – Resumo do ano

2019 no ABANCA innova.

Terminou o ano de 2019, um ano em que cumprimos 3 anos, e por isso queremos analisar o que fizemos durante este ano, que provavelmente foi o maior ano em crescimento e mudanças no ABANCA Innova.​

Crescemos em equipa, crescemos em pessoas.

O ano começou com a chegada de novas pessoas à nossa equipa: Rosa Seone, a nossa gerente e responsável da área de Comunicações do ABANCA, que nos tem ajudado a impulsionar a área e a abrirmos novos projetos e desafios. O ano também começou com a incorporação de Paloma Barreiro (Pombita), que nos tem oferecido uma visão fresca e experiente no mundo das startups. Assim, convertemo-nos numa equipa de 4 pessoas, mas como muita vontade de fazer coisas.

DooingIT é vencedora do nosso segundo programa de Aceleração.

Acabamos a nossa segunda edição com uma decisão complicada, da qual a DooingIT saiu vencedora do nosso programa de aceleração, entrando assim na terceira fase: Cresce, na qual desenvolvemos com eles uma Prova de Conceito, e da qual em breve terão notícias. Tem sido uma experiência muito interessante, na qual temos aprendido muito ao trabalhar com startups como Conver.fit ou Lendmarket, e nos tem servido para detetarmos necessidades das startups em termos de apoio e seguimento, para o nosso próximo programa.

Lançámos o nosso programa de startups.

17-12-19 Bootcamp programa para startups - web

Ano novo, programa novo. Com o segundo programa terminado, decidimos reorientar o mesmo para podermos ter um maior número de startups com as quais podemos realizar provas de conceito. Por isso, convertemos o programa numa convocatória aberta todo o ano, na qual realizámos vários Batchs, com um limite de 20 startups por cada edição, para dar a oportunidade ás startups de nos conhecerem (e nós de as conhecermos a elas). Contamos-te tudo sobre o nosso programa nesta publicação.

Além disso, este programa abriu as fronteiras do Baixo Minho, a fim de ampliar o seu alcance em Portugal, com quem temos realizado vários acordos de colaboração e eventos com startups portuguesas que nos permitiram aproximar-nos deste ecossistema tão potente como o português.

Lançámos o único fintech corporate com Lanzadera.

Crescemos também em partners, convertendo-nos no único programa de fintech dentro de corporate de Lanzadera, o que nos permitiu expandir o nosso dealflow de startups e poder realizar uma prova de conceito com startups de toda a Espanha.

Organizámos uma Masterclass sobre investimento com o IESIDE

3-10-19 Masterclass inversion ABANCA innova IESIDE

Outro dos feitos que destacamos este ano é a masterclass sobre investimento, que organizámos com o IESIDE, em que porta-vozes de renome como Carina Szpilka, Iñaki Arrola ou Tomás F. Serna, nos ofereceram uma visão próxima do mundo do investimento, com autênticas pérolas de conhecimento que foram levadas a mais de 80 assistentes nesta jornada. Além disso, representantes de Frankie The King y Livetopic, tiveram a oportunidade de fazer um pitch em direto para os assistentes.

Olhamos para fora, mas também para dentro. Programa ABIERTO.

Além de lançármos programas para encontrar programas fora de casa, acreditamos que é muito importante que a inovação surja dos colaboradores, por isso, continuamos a apoiar o programa de “empreendedorismo interno”, que desta vez redesenhámos desde o 0 para podermos oferecer uma melhor experiência aos participantes e para desenvolvermos melhores soluções adaptadas aos problemas que detetam no seu dia-a-dia, dando-lhes um canal pelo qual podem mostrar a sua visão de como soluciona-los. Atualmente, estão 22 pessoas a desenvolver os seus projetos, tanto individualmente como em equipa!

Viajámos…. MUITO!!!

Fizemos também muitos eventos. (Organizados por nós)

Desde jornadas com startups, visitas a alunos da Universidade, ou sessões formativas ou de trabalho, a C10 (a nossa sede em Pocomaco – Corunha) converteu-se num lugar em que continuadamente se passam coisas. Com mais de 70 eventos organizados ao longo do ano, nas nossas instalações este ano.

Patrocinámos as primeiras “CañasáGalega”.

As primeiras Canãságalega nasceram patrocinadas pelo ABANCA Innova, um evento criado por Paloma Barreiro e Alex Bernardo, no qual tentamos juntar o mundo dos empreendedores com o mundo tecnológico, para que se conheçam enquanto tomam uma boa cerveja de Estrella Galicia. Com lotação total em menos de duas horas, continua a realizar-se por toda a Galiza, num espaço onde várias pessoas se podem conhecer e falar entre elas de uma forma informal.

Esperamos que 2020 seja ainda melhor! Temos muito trabalho pela frente J

Artículos recientes que te podrían interesar

Open Insurance y el mundo de los seguros

Open Insurance y el mundo de los seguros

Hace unos días celebramos la segunda sesión de 2024 de nuestros tradicionales Café Fintech. En esta ocasión,  tuvimos la oportunidad de contar con la presencia de Juan Antonio Costa Leo, quien compartió su visión sobre la (re)evolución en curso en el mundo de los...

Innovación y emprendimiento ¿pueden funcionar por separado?

Innovación y emprendimiento ¿pueden funcionar por separado?

El éxito en los negocios ya no se basa únicamente en tener un buen producto o servicio, sino en cómo se adapta en un mundo en constante cambio. La innovación y el emprendimiento van ahora de la mano, convirtiéndose en la clave para sobrevivir y prosperar en un mercado...